STEAM no 3º ano | Do Parque Pedagógico ao Espaço Maker: Investigação, muita descoberta e mão na massa!

STEAM no 3º ano | Do Parque Pedagógico ao Espaço Maker: Investigação, muita descoberta e mão na massa!
05 jun de 2025

STEAM no 3º ano | Do Parque Pedagógico ao Espaço Maker: Investigação, muita descoberta e mão na massa!

Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental iniciaram uma investigação fascinante pelo mundo dos animais, unindo pesquisa, observação prática e tecnologia. Tudo começou em nosso Parque Pedagógico Sustentável, onde os estudantes investigaram de perto três seres cheios de curiosidades: a minhoca, a formiga e o girino. Com perguntas instigantes guiando o percurso, as crianças exploraram características únicas de cada um, tocando, observando e até utilizando microscópios para desvendar segredos quase imperceptíveis a olho nu.

A primeira descoberta veio com as minhocas: será que elas têm ossos? Ao manuseá-las com cuidado, os alunos notaram o corpo mole e segmentado, aprendendo que esses animais são invertebrados. Em seguida, veio a observação das formigas sob o microscópio digital, revelando detalhes impressionantes, como o exoesqueleto e as patas articuladas. E o girino? Surpresa: mesmo em fase de metamorfose, ele já possui uma estrutura que se tornará coluna vertebral, mostrando que os vertebrados têm particularidades desde o início de sua vida.

Essas experiências foram registradas em relatos de experimentos, consolidando o aprendizado. Mas a jornada não parou por aí! Depois de tanto investigar, chegou a hora de colocar a mão na massa — ou melhor, na tecnologia. No Espaço Maker da Unidade II, os alunos viram a teoria ganhar forma literalmente ao conhecer a máquina de corte a laser em ação.

Cada turma levou para classe um sapo enorme de madeira, produzido pela máquina, para materializar tudo o que aprenderam sobre anfíbios. E o desafio continuou: além do exemplar em madeira, as crianças criaram um sapo em papel paraná e agora terão a missão de modificá-lo para fazê-lo pular, unindo criatividade e conhecimento científico.

Na visita ao Espaço Maker, além de colocar a mão na massa, os estudantes refletiram sobre os processos de fabricação digital, conheceram parte das ferramentas tecnológicas que temos à disposição, como kits de robótica, placas programáveis, impressora e canetas 3D, entre outros. Mas a atração principal, ficou mesmo a cargo da Máquina de Corte a Laser, que com precisão incrível, foi capaz de cortar milimetricamente os sapos para essa atividade. Foi um percurso repleto de descobertas, desde o contato direto com os animais até a imersão no Mundo Maker, mostrando que aprender pode ser tão envolvente quanto explorar, criar e transformar!

Abaixo algumas imagens do encontro:

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