Olimpíadas

Olimpíadas do Conhecimento

O Ábaco Olimpíadas Educacionais é um programa que tem como objetivo apoiar, incentivar e preparar nossos estudantes em diversas olimpíadas do conhecimento. Participação nas principais olimpíadas de matemática (Canguru, Poliedro, OBM), física (OBF e OPF), ciências (ONC), química, geografia, entre outras.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Todas as olimpíadas com inscrições abertas estão no link abaixo, acesse e confira os detalhes! 

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE AS

Olimpíadas previstas para 2024

As Olimpíadas Acadêmicas, ou Olimpíadas do Conhecimento, são competições educacionais que visam o incentivo ao estudo para além do conhecimento escolar tradicional. A primeira competição foi inspirada nos Jogos Olímpicos esportivos, tanto em sua organização como na premiação (medalhas de ouro, prata e bronze). A primeira Olimpíada internacional estruturada foi a de Matemática, na região dos Balcãs, em 1959, que seguirá para sua 65ª edição em 2024.

Assim como nos esportes, as Olimpíadas Acadêmicas visam a superação dos alunos, independente da conquista ou não de uma premiação. Esta superação aparece na ampliação do nível de conhecimento em uma determinada matéria, com novas técnicas de solução de problemas, ou mesmo no enfrentamento dos reveses, muito comuns em provas olímpicas. Com esforço e dedicação, os resultados aparecem com premiações ou com experiências de vida importantes para o jovem.

Entre os principais benefícios da participação em Olimpíadas Acadêmicas estão a resistência em provas de longa duração, a disciplina para equilibrar o tempo de estudo com o tempo de diversão, resiliência diante das adversidades e persistência para conquistar seus objetivos. Adquirir estas habilidades já tornam a participação um sucesso. As premiações são uma conquista adicional, mostrando que, além da própria evolução, o aluno conseguiu superar outros participantes que seguem o mesmo caminho.

O lema das Olimpíadas esportivas, popularizado pelo Barão de Coubertin (fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna), também se aplica às Olimpíadas Acadêmicas: “O mais importante não é vencer, mas participar!”

Com a popularização das Olimpíadas Acadêmicas e o grau de aperfeiçoamento e seriedade das entidades que organizam essas competições, algumas Universidades começaram a conceder parte de suas vagas aos candidatos que conseguem premiações nestas competições.

Assim como os concursos de vestibular, que atestam o nível de conhecimento dos candidatos para poder ingressar em um curso universitário, alunos premiados em Olimpíadas tem seu nível de conhecimento atestado pelas entidades que as organizam, muitas vezes, com nível muito acima do próprio vestibular.

As Vagas Olímpicas são oferecidas em edital próprio, na maioria das situações, ou em tópico próprio, quando o edital de concurso engloba todas as possíveis entradas na Universidade. Normalmente, cada curso apresenta uma lista de Olimpíadas Acadêmicas válidas. A organização do vestibular junta todas estas listas para definir a pontuação de cada Olimpíada, para ser utilizada no ranqueamento dos candidatos. Os resultados de Olimpíadas aceitos costumam ser os obtidos durante o Ensino Médio. Recomendamos a leitura dos editais para saber exatamente o que precisa obter para cada curso.

A figura abaixo mostra um levantamento feito nos editais para acesso em 2022, ilustrando as principais competições para cada área.

Vaga Olímpica.Engenharias.jpg

Vaga Olímpica.Exatas.jpg

Vaga Olímpica.Humanas.jpg

O Colégio Ábaco oferece um conjunto amplo de opções de Olimpíadas Acadêmicas, procurando atender ao máximo de áreas possível, dando oportunidade ao aluno de encontrar uma Olimpíada em que possa se destacar.

O planejamento das competições que pretende atuar devem considerar a seleção de opções e o tempo disponível para treinamento. Escolher muitas competições podem afetar o desempenho escolar, que é prioritário em relação as Olimpíadas, assim como a não participação pode inibir o surgimento de habilidades que podem ser trabalhadas ao longo da vida escolar.

O ponto de partida da seleção de competições é o desempenho escolar. Matérias em que o aluno costuma ter mais facilidade devem ser priorizadas.

Para alunos que não têm o hábito de participar de Olimpíadas, recomendamos a inscrição nas Olimpíadas de Base, para começar a ter uma vivência nas competições. A partir do interesse, outras competições podem ser exploradas.

Aos alunos que já participaram de algumas Olimpíadas, recomendamos que ampliem a participação com as Olimpíadas da Expansão. A seleção das competições deve levar em conta uma ou duas áreas (já serão muitas opções) para evitar desgaste do aluno diante de tantas provas e atividades escolares simultâneas. Obtendo sucesso nestas competições, outras competições podem ser exploradas.

Alunos que planejam trabalhar por Vagas Olímpicas, recomendamos o estudo dos editais destas vagas. Sabendo do curso que deseja fazer, a ênfase será nas competições de maior pontuação.

Alunos que visam o vestibular, procurem fazer as Olimpíadas das matérias mais valorizadas pelo curso. As Olimpíadas a serem consideradas, até para avaliar a própria performance frente a futuros concorrentes são:

  • ONC: Olimpíada de Ciências, com questões de múltipla escolha e discursivas, envolvendo as áreas de Biologia, Física, Química, História e Astronomia;
  • OBB: Olimpíada de Biologia, para quem pretende seguir a área de Biomédicas;
  • Seletivas de Química: para os interessados na área de Exatas e Biomédicas;
  • ONHB: Olimpíada de História, para os interessados em cursos na área de Humanas;
  • OBF: Olimpíada de Física, para os interessados na área de Exatas;
  • OMP (Poliedro) e alguma Regional de Matemática: Olimpíadas de Matemática, que costumam ser priorizados em muitos cursos de diferentes áreas.

Além das turmas de Aprofundamento e Oficinas, os alunos podem usar as provas anteriores para conhecer o estilo de pergunta que costuma cair nas provas.

Fora isto, algumas orientações importantes devem ser consideradas:

  1. Ler muito. A leitura ajuda na agilidade da interpretação de texto e pode liberar tempo precioso em algumas provas. Encontre um estilo de livro que goste e comece a ler, gaste pelo menos 30 minutos por dia na leitura. Deve ser algo prazeroso, não forçado. Se não tem hábito, vá à uma biblioteca e procure ler o primeiro capítulo de um livro, se não empolgar, mude de livro até encontrar um estilo que lhe agrade.
  2. Não gaste mais de 60 minutos por dia estudando para Olimpíadas. Não estude nos finais de semana. Estudo contínuo durante a semana é mais do que suficiente para ir bem em competições. Esta é a principal razão para evitar a escolha de muitas Olimpíadas de áreas diferentes. Concentre-se em poucas áreas e aumentará suas chances de sucesso.
  3. Equilibre o tempo de lazer com o tempo de estudo. Excesso de estudo, principalmente às vésperas da prova, costuma criar ansiedade e risco de erros durante a prova. O equilíbrio com o lazer ajuda a manter a mente tranquila para a prova, facilitando a tomada de decisões no momento da realização da prova.
  4. Fazer simulado da prova. Um simulado ajuda a ter uma noção de tempo e problemas que pode encontrar no momento da prova, assim já poderá se planejar melhor contornando essas situações.
  5. Nos treinos, não se preocupe com o excesso de erros nas questões. Aprenda com os erros. Eles são mais úteis que as questões que você acerta, pois mostram as deficiências que precisam ser melhoradas. Entenda o motivo de ter errado, entenda o que errou e faça mais questões similares para ver se conseguiu aprender. Assim é possível melhorar suas chances na prova.

A disciplina e a continuidade do treino costumam trazer resultados ao longo do tempo. Não desista diante dos primeiros reveses, pois isso é normal e ajuda a adquirir experiência. Com o tempo, o treino constante começa a surtir efeitos.

Em caso de dúvidas sobre alguma das competições, reclamações e sugestões, por favor, utilizem os seguintes canais:

e-mail: olimpiadas@colegioabaco.com.br

WhatsApp: 11 97081 3381

CONHEÇA AS

MODALIDADES

Newsletter

CADASTRE-SE E FIQUE POR DENTRO.

    CONHEÇA NOSSAS

    Unidades