2026 chegou e as Oficinas de Inovação das Unidades São Bernardo I e II, Ipiranga e Sumaré estão a todo vapor! Damos as boas-vindas aos nossos alunos e desejamos que este ano seja especialmente repleto de desafios e descobertas e, que possamos nos divertir e aprender muito juntos!
Como sabemos, a Cultura Maker é uma filosofia que preza pela aprendizagem ativa, pela criatividade e pela produção autoral. Aqui no Ábaco, acreditamos que essa abordagem é fundamental para preparar os estudantes para os desafios do século XXI, desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico. Sempre acompanhados de muita imaginação e diversão.
Foi com esse espírito que desafiamos os participantes das Oficinas de Introdução à Cultura Maker, Cultura Maker Iniciante e Cultura Maker com algumas atividades práticas de construção utilizando diversos kits de robótica LEGO. A versatilidade do material permite criar desde fundações básicas até estruturas complexas, exigindo planejamento e raciocínio lógico. Esse universo de infinitas possibilidades foi o ponto de partida para que nossos alunos projetassem, montassem e adaptassem suas próprias criações.

O objetivo dos desafios propostos foi oportunizar que os alunos compreendessem, na prática, princípios estruturais importantes, como estruturas rígidas e flexíveis, estabilidade, simetria, base de apoio e distribuição de peso — conceitos aplicáveis na engenharia e em diversas outras áreas do conhecimento. Além disso, os desafios estimularam a criatividade, a persistência e a capacidade de trabalhar em equipe, competências essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.
A Cultura Maker coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, transformando-o em um protagonista ativo. Durante a oficina, os estudantes foram incentivados a experimentar, errar, desmontar, ajustar e refazer. Cada nova tentativa de construção foi uma oportunidade para refletir sobre o que funcionava estruturalmente e o que precisava ser aprimorado. Esse ciclo contínuo de prototipagem é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e da resiliência. Com os kits em mãos, exploramos diferentes formas de conexão, testamos a resistência das montagens e descobrimos como pequenos ajustes de design fazem uma grande diferença. Essa vivência permitiu que eles internalizassem conceitos espaciais e lógicos de forma intuitiva e significativa, algo que nem sempre é possível alcançar apenas com aulas teóricas.
Atividades envolvendo construção de modelos são um ótimo exemplo de como a Cultura Maker pode transformar a aprendizagem em uma experiência cheia de significado. Ao colocar a mão na massa, os alunos entenderam os princípios por trás das estruturas e descobriram o prazer de criar, inventar e superar obstáculos. Aqui no Ábaco, assumimos o compromisso de oferecer experiências como essa, que unem teoria e prática, tradição e inovação.
Desejamos que nossos estudantes sejam não apenas consumidores de conhecimento, mas também criadores, capazes de transformar ideias em realidade.
CONHEÇA NOSSAS
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 4º ANO
Av. Pedro Costa, 210 | Bairro Assunção
São Bernardo Do Campo – SP
11 4351-6923
ENSINO FUNDAMENTAL 5º AO 9º ANO, ENSINO MÉDIO E PRÉ-VESTIBULAR.
Av. João Firmino, 1.099| Bairro Assunção
São Bernardo Do Campo – SP
(11) 3376-7979
EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO
Avenida Doutor Arnaldo, 1793 | Bairro Sumaré
São Paulo – SP
(11) 3500-5270
ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
Avenida Presidente Tancredo Neves, 180 | Vila Nancy
São Paulo – SP
(11) 5061-4048