Cultura Maker no PEC5 – Computação desplugada e Bee-Bot!

Cultura Maker no PEC5 – Computação desplugada e Bee-Bot!
02 abr de 2025

Cultura Maker no PEC5 – Computação desplugada e Bee-Bot!

Nas últimas aulas do  PEC (Programa de Educação Complementar) com ênfase no ensino da Língua Inglesa, desenvolvemos um projeto envolvendo programação e lógica computacional de um jeito muito especial! Com atividades mão na massa e muita criatividade, exploramos como a programação está presente no nosso dia a dia e como podemos desenvolvê-la até mesmo sem o uso de computadores.

Como sabemos, a programação vai muito além de criar softwares ou jogos. Ela estimula o raciocínio lógico, a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade – habilidades essenciais para o futuro. Quando as crianças aprendem a programar desde cedo, elas não só se tornam capazes de entender a tecnologia, mas também de criá-la, deixando de ser apenas usuárias passivas para se transformarem em criadoras de soluções inovadoras.

Antes de partir para a prática com robôs, trabalhamos com a computação desplugada, uma abordagem que ensina conceitos de programação sem o uso de dispositivos eletrônicos. Por meio de jogos, desafios e exercícios lúdicos, os alunos exercitaram a lógica de programação, aprendendo sobre sequências, loops, condicionais e muito mais – tudo de forma divertida e colaborativa!

Na primeira etapa da atividade, os estudantes exploraram o conceito de pixel art, uma forma de arte digital em que imagens são criadas a partir de pequenos quadrados coloridos, os pixels. O desafio era encontrar as coordenadas corretas em uma grade e, seguindo instruções específicas, realizar a pintura no local exato. Essa atividade ajudou a desenvolver noção espacial, atenção aos detalhes e compreensão de sistemas de coordenadas – fundamentais para a programação!

Na aula seguinte, o desafio aumentou! Os alunos receberam códigos um pouco mais complexos para realizar pinturas, aplicando conceitos como repetição e condições. O mais empolgante foi quando eles mesmos criaram seus próprios códigos, transformando ideias em comandos que geravam desenhos únicos.

Para consolidar todo esse aprendizado, os estudantes foram desafiados a programar a Bee-Bot, um robô educacional que obedece a comandos pré-definidos. Primeiro, planejaram no papel o trajeto que o robô deveria percorrer, pensando em cada movimento e sequência. Depois, transferiram esse planejamento para a Bee-Bot e viram seu código ganhar vida!

Foi incrível ver a concentração e o trabalho em equipe tomando forma ao perceberem que seus comandos estavam fazendo o robô se mover exatamente como planejado. Erros e acertos fizeram parte do processo, e cada ajuste foi uma nova oportunidade de aprendizado.

Aqui no Ábaco, acreditamos que a educação tecnológica vai além de ensinar as crianças a usar ferramentas digitais. Nosso objetivo é que elas compreendam, criem e inovem, tornando-se cidadãos preparados para um mundo cada vez mais digital. Essa sequência de atividades mostrou que, quando unimos tecnologia, diversão e aprendizado significativo, os resultados são incríveis!

🌟 Programar, criar e se divertir – assim se aprende no PEC! 🌟

Confira abaixo algumas imagens das turmas do PEC durante a realização do projeto:

Newsletter

CADASTRE-SE E FIQUE POR DENTRO.

    CONHEÇA NOSSAS

    Unidades