Projeto de Educação Financeira: Dominós Matemáticos com a Máquina de Corte a Laser!

31 out de 2023

Nossos pequenos gênios do 2º ano do Ensino Fundamental embarcaram em uma emocionante jornada de aprendizado que uniu matemática, educação financeira e fabricação digital!

No coração desse projeto, a curiosidade das crianças sobre o dinheiro os levou a uma investigação profunda sobre sua origem, história e uma série de tópicos relacionados, como o papel das moedas e notas em nossa sociedade. Eles mergulharam em perguntas intrigantes, exploraram como o dinheiro evoluiu ao longo do tempo e como ele influencia nossas vidas diárias.

Mas a diversão estava apenas começando! Em nossas aulas de informática, na companhia do Prof. Sidney, nossos alunos enfrentaram desafios empolgantes em uma plataforma on-line projetada para aprimorar suas habilidades financeiras. Resolver problemas de soma e subtração envolvendo valores em dinheiro se tornou um desafio empolgante para eles.

Quando chegou o momento de visitar nosso espaço maker na Unidade II do Colégio, os olhos brilharam ao conhecer a tecnologia por trás da fabricação digital. Nossos pequenos exploradores foram apresentados à incrível máquina de corte a laser. A empolgação estava no ar enquanto eles observavam essa máquina mágica transformar pedaços de MDF em peças de dominó personalizadas.

Cada turma teve a oportunidade única de se envolver no processo de criação de seus dominós, pintando as peças com cores vibrantes e expressando sua criatividade. E, como se não bastasse, eles também tiveram a chance de criar as próprias notas de dinheiro fictícias e personalizá-las no Espaço Maker, adicionando um toque especial ao tema da educação financeira.

Mas o aprendizado não parou por aí! Nossos alunos puderam experimentar seus dominós em ação, jogando partidas empolgantes que não apenas aprimoraram suas habilidades matemáticas, mas também os ensinaram importantes lições sobre estratégia e diversão em grupo. Foi uma jornada educativa repleta de risos e descobertas.

Esse projeto nos mostrou como a educação pode ser envolvente, divertida e ao mesmo tempo informativa. Foi uma experiência emocionante para nossos alunos explorarem a fabricação digital e mergulharem nas complexidades do mundo financeiro de maneira acessível e envolvente. Estamos empolgados com o que o futuro reserva para nossos pequenos aprendizes e esperamos que essas experiências os preparem para enfrentar os desafios do mundo real de maneira confiante e informada.

Confira abaixo alguns momentos marcantes durante o projeto: