Canguru
Olimpíada Canguru de Matemática
Olimpíada Canguru de Matemática
A Olimpíada Canguru de matemática tem origem na França e foi criada em homenagem a um professor australiano (daí o nome) que desenvolveu um sistema de competição para impulsionar o interesse da Matemática nas crianças australianas. Hoje, a competição é aplicada em mais de 90 países. No Brasil, a edição de 2023 envolveu mais de 4.000 escolas, com quase 1 milhão de participantes. Em 2024, a Olimpíada terá sua 16ª edição no Brasil.
Esta Olimpíada tem por finalidade incentivar o estudo em Matemática, através da resolução de exercícios via raciocínio lógico-matemático. O conteúdo abordado é o mesmo oferecido nas aulas de matemática, cabendo ao aluno identificar a melhor forma de aplicar este conhecimento.
É indicada para quem nunca participou de uma Olimpíada de Matemática. Já para quem tem hábito de participar de Olimpíadas, o Canguru, além de ter ampla distribuição de medalhas, começa a ter reconhecimento nas universidades para uma Vaga Olímpica.
Portal: https:// concurso.cangurudematematicabrasil.com.br/
Níveis de Prova:
Prova: individual.
Fases: única.
Questões: múltipla escolha, com 24 (níveis P e E) ou 30 (níveis B, C, J e S) questões.
Tempo Máximo de Prova: 100 minutos ou 1 hora e 40 minutos para todos os níveis.
A prova possui uma particularidade que é a penalização em caso de resposta errada. Por conta disto, faz parte da estratégia de prova deixar alguma questão em branco no gabarito, para evitar a perda de pontos (25% do valor da questão).
Inscrições: do 7º ao Médio, até o dia 15/Março (alunos do 3º ao 6º do Fundamental são todos inscritos, com a prova na sala de aula)
Prova: entre os dias 21 e 27/Março (as unidades do Ábaco e os níveis podem ter datas diferentes)
Resultado: a partir do dia 3/Junho
Cerimônia de Premiação: a entrega das medalhas e certificados ocorrerá no final do Ciclo Olímpico, no início do ano letivo de 2025
10% dos participantes (fizeram a prova) com maior nota, no Brasil, são premiados da seguinte forma:
As 4 premiações recebem medalhas físicas.
Olimpíada de Matemática Poliedro
A OMP é um projeto pedagógico do Sistema Poliedro que visa incentivar a participação em Olimpíadas de Matemática. A prova é disponibilizada apenas para as escolas que utilizam o Sistema Poliedro. Em 2024, a OMP terá sua 15ª edição.
Conforme regulamento, “os conteúdos exigidos têm como referência os planejamentos da disciplina de Matemática dos livros desenvolvidos pelo Poliedro Sistema de Ensino. Entretanto, algumas questões podem abordar assuntos que ainda não foram vistos pelos estudantes. Para esses casos, a contextualização e a interpretação do problema permitirão que o estudante tenha a capacidade de desenvolver corretamente a questão.”
A competição é indicada para iniciantes em Olimpíadas de Matemática, uma vez que segue formato similar de competições mais desafiadoras (tipo de prova e duração), porém restringindo o conteúdo ao oferecido pelo Sistema Poliedro. Para quem almeja voos maiores, é um excelente treino para OBMEP /Olimpíadas Regionais de Matemática, uma vez que suas fases acontecem antes.
Níveis de Prova:
Prova: individual.
Fases:
Tempo Máximo de Prova:
Inscrições:
Prova:
Resultado:
Cerimônia de Premiação: a entrega das medalhas e certificados ocorrerá no final do Ciclo Olímpico, no início do ano letivo de 2025.
A quantidade de medalhas é definida pela Organização da Olimpíada.
Menção Honrosa recebe apenas certificado. As demais apresentam premiação física.
Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras
A OIMSF é uma competição em grupo, criada em 1989 na França. No Brasil, ela é aplicada desde 2011. O objetivo principal desta competição é estimular o interesse na Matemática através de trabalho cooperativo com grupos de alunos de habilidades diversas. Esta Olimpíada é organizada pela Rede POC, com apoio da Universidade Metodista, Consulado da França e Cenpec, e terá, no Brasil, sua 13ª edição em 2024.
É uma boa Olimpíada para diminuir o receio em participar de competições acadêmicas, uma vez que a prova é em grupo. São questões discursivas, com uma devendo ser respondida em idioma estrangeiro (inglês / espanhol). Por conta do limite de tempo, é preciso trabalhar em grupo, com divisão de tarefas e questões, para poder concluir a prova.
Níveis de Prova:
Prova: grupo a partir de 5 pessoas.
Fases: única.
Questões:
Obs.: todos os níveis possuem uma questão em idioma estrangeiro.
Tempo Máximo de Prova: 120 minutos ou 2 horas.
Por ser uma prova em grupo, é preciso ter sincronia entre os integrantes da equipe para definir a divisão de tarefas / questões.
(PREVISÃO)
Inscrições: de Abril até segunda quinzena de Maio.
Prova: segunda quinzena de Maio
Resultado: Agosto
Cerimônia de Premiação: a entrega das medalhas e certificados ocorrerá no final do Ciclo Olímpico, no início do ano letivo de 2025.
A quantidade de medalhas é definida pela Organização da Olimpíada.
Menção Honrosa recebe apenas certificado. As demais apresentam premiação física.
Olimpíada de Matemática da Unicamp
Criada em 1985, a OMU é mantida pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da UNICAMP como um projeto de extensão. Ela visa desenvolver o conhecimento matemático dos estudantes que têm vontade de aprofundar suas habilidades na área. Em 2024, a OMU terá sua 40ª edição.
É uma prova em grupo (3 alunos), com duração de 1 semana para cada fase, onde o grupo responde com justificativa um conjunto de questões. É uma ótima oportunidade para os alunos que consideram prestar vestibulares concorridos na área de exatas ou tem aspiração a medalhas em competições de matemática de peso, como OBM, OBMEP e Regionais de Matemática.
Portal: https://www.olimpiada.ime.unicamp.br/
Níveis de Prova:
Prova: grupo de 3 pessoas.
Fases: três fases.
Questões: em torno de 5 questões dissertativas para cada fase.
Tempo Máximo de Prova:
Nota: Alunos do Ensino Médio, que forem para a 3ª fase, são convidados a participar de uma prova individual no dia seguinte a prova em grupo, também valendo medalha.
Por ser uma prova em grupo, recomenda-se habilidades matemáticas diferentes. Deve ser dada uma atenção especial à justificativa (existe um prêmio à parte no final da competição).
Os alunos devem organizar uma agenda para poder se dedicar a esta competição, sem prejuízo dos compromissos escolares.
(PREVISÃO)
Inscrições: de Março até início de Abril
Prova:
Resultado:
Cerimônia de Premiação: a entrega das medalhas e certificados ocorrerá no final do Ciclo Olímpico, no início do ano letivo de 2025.
Menção Honrosa recebe Certificado apenas. As demais apresentam premiação física.
O objetivo desta Olimpíada é abrir uma nova oportunidade para todos os estudantes brasileiros do ensino básico interessados em participar da OBM, mas que não conseguiram a premiação mínima nas Olimpíadas Regionais e na OBMEP. Logo, é uma excelente oportunidade de garantir vaga na próxima edição da OBM. Em 2024, essa competição terá sua 3ª edição.
A competição é de fase única e segue um modelo similar ao adotado na 2ª fase da OBM até 2016. Não há distribuição de medalhas físicas, apenas certificados, porém são convidados a OBM todos que conseguirem alguma premiação (Menção Honrosa a Ouro).
Portal: https://www.obm.org.br/competicao- jacob-palis-junior-de-matematica/
Níveis de Prova:
Prova: individual
Fases: Fase única (online)
Questões: 10 questões de múltipla escolha e 5 questões dissertativas
Tempo Máximo de Prova: 2 horas para todos os níveis
Obs.: uma alternativa de estudo são as provas de 2016 ou anteriores da OBM, 2ª Fase ( https://www.obm.org.br/ > Como se preparar > provas e gabaritos )
(PREVISÃO)
Inscrições: Julho
Prova: Início de Agosto
Resultado: Final de Setembro
Cerimônia de Premiação: a entrega das medalhas e certificados ocorrerá no final do Ciclo Olímpico, no início do ano letivo de 2025.
quantidade de medalhas é definida pela Organização da Olimpíada.
Não há premiação física (medalhas), apenas certificados rastreáveis.
Olimpíadas de Matemática do Grande ABC
As Olimpíadas de Matemática do Grande ABC (OMABC) seguem para a sua 20ª edição em 2024. É uma competição regional de matemática promovida pela Universidade Metodista de São Paulo, que atende às cidades do Grande ABC (Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).
Como a maioria das competições regionais de matemática, o nível da prova costuma ser alto, uma vez que visa o desenvolvimento da matemática na região. É uma boa porta de entrada para a competição nacional (OBM) uma vez que a concorrência é limitada à região do ABC.
Portal: http://portal.metodista.br/omabc
Níveis de Prova:
Prova: individual.
Fases:
Tempo Máximo de Prova:
Obs.: como a Olimpíada costuma disponibilizar apenas as provas da 1ª fase, recomendamos o treino com o banco de questões da OBMEP ( portal da OBMEP > Material Didático > Banco de Questões ) para a prova da 2ª fase.
(PREVISÃO)
Inscrições: primeira quinzena de Maio
Prova:
Resultado:
Cerimônia de Premiação: a entrega das medalhas e certificados ocorrerá em Cerimônia própria, na Universidade Metodista, normalmente 15 dias após a liberação dos resultados.
Premiação
Não há uma quantidade definida, mas costuma ser próximo a seguinte relação:
Olimpíada Paulista de Matemática
A Olimpíada Paulista de Matemática é a mais antiga do país e chegará à sua 47ª edição em 2024. Ela está aberta aos alunos do estado de São Paulo.
A prova segue o mesmo princípio de resolução da OBMEP, porém com muita interpretação de texto (a OBMEP apresenta questões diretas). Apesar da grande quantidade de texto, não é uma prova complexa, sendo indicada para aqueles que desejam participar da OBM.
Portal: http://www.opm.mat.br/
Níveis de Prova:
Prova: individual.
Fases: Fase única.
Questões: discursiva (7 questões para todos os níveis).
Tempo Máximo de Prova: 4 horas e 30 minutos para todos os níveis.
As provas não possuem resposta disponível, porém se pesquisar no portal pode encontrar os Critérios de Correção da última edição.
(PREVISÃO)
Inscrições: segunda quinzena de Agosto até primeira quinzena de Setembro
Prova: segunda quinzena de Setembro
Resultado: primeira quinzena de Outubro
Cerimônia de Premiação: a entrega das medalhas e certificados ocorrerá no final do Ciclo Olímpico, no início do ano letivo de 2025.
Não há uma quantidade definida, mas costuma ser próximo a seguinte relação:
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas
Criada em 2005, a OBMEP é a Olimpíada com maior participação do Brasil. Em 2023, foram mais de 55 mil escolas, com mais de 18 milhões de estudantes inscritos. A olimpíada também é responsável por indicar 300 alunos melhores colocados por nível para a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática). Por fim, com a seletiva de Vagas Olímpicas pelas Universidades, a OBMEP é uma das competições com maior aceite em quase todas as opções de cursos. Em 2024, a Olimpíada terá sua 19ª edição.
As provas envolvem a aplicação dos conhecimentos matemáticos aprendidos na escola, com lógica e criatividade, para a resolução de problemas. É indicada para qualquer aluno que goste de matemática e tenha aspiração por se desenvolver na área.
Portal: http://www.obmep.org.br/
Níveis de Prova:
Prova: individual.
Fases:
Tempo Máximo de Prova:
Inscrições: até o dia 14/Abril
Prova:
Resultado:
Cerimônia de Premiação: a entrega das medalhas e certificados ocorrerá em Cerimônia própria, em local a ser definido por cada Regional da OBMEP.
Conforme regulamento, são dois tipos de premiação:
Regional (São Paulo – prévia com base em 2023):
obs.: não há Menções Honrosas no estadual.
Nacional:
Torneio Meninas na Matemática
Esta competição foi inspirada na EGMO (European Girls’ Mathematical Olympiad), torneio europeu feminino de matemática, como forma de incentivo à participação das meninas em Olimpíadas de Matemática. A TM² segue para sua 5ª edição em 2024.
Essa prova é uma excelente oportunidade para as meninas diminuírem o receio em participar de competições de matemática, com boas chances de conseguir um convite para a principal olimpíada de matemática do Brasil, a OBM. Além disso, essa competição também classifica para as seletivas internacionais de torneios femininos de matemática: EGMO e o PAGMO (Pan American Girls’ Mathematical Olympiad), e para a Semana Olímpica de Matemática, onde ocorrerá a Cerimônia de Entrega das Medalhas.
Sobre as provas, a 1ª fase é inspirada na 1ª fase das provas antigas da OBM (até 2016). Já a 2ª fase é inspirada nas provas atuais da OBM (fase única).
Portal: https://www.tm2.org.br/
Níveis de Prova:
Prova: individual.
Fases: fase única.
Questões: 4 questões dissertativas.
Tempo Máximo de Prova: 4,5 horas de prova
Obs.: uma alternativa de estudo são as provas de 2016 ou anteriores da OBM, Fases 1 e 3 ( https://www.obm.org.br/ > Como se preparar > provas e gabaritos)
(PREVISÃO)
Prova Classificatória: Jacob Palis Júnior (inscrições e prova entre Julho e Agosto)
Inscrições: Final de Agosto a primeira quinzena de Setembro
Prova: Final de Outubro
Resultado: Meio de Dezembro
Cerimônia de Premiação: a entrega das medalhas e certificados ocorrerá no final do Ciclo Olímpico, no início do ano letivo de 2025.
20% das participantes são premiadas, porém sem uma proporção definida para cada tipo de prêmio.
As medalhistas são convidadas a participar da Semana Olímpica de Matemática e a participar das Seletivas Internacionais para as competições femininas da Europa (EGMO – European Girls’ Mathematical Olympiad) e da América (PAGMO – Pan American Girls’ Mathematical Olympiad).
Olimpíada Brasileira de Matemática
Criada em 1979, a OBM é a Olimpíada Nacional mais antiga do Brasil e terá sua 46ª edição em 2024. Ela é a principal Olimpíada de Matemática do Brasil, classificatória para várias competições internacionais de Matemática. Em relação as Vagas Olímpicas, a premiação desta Olimpíada tem peso alto para quase todos os cursos universitários.
A inscrição nesta Olimpíada é feita através da confirmação de convites, estes adquiridos via premiações nas Olimpíadas Regionais de Matemática, OBMEP e nas competições organizadas pela AOBM.
Por conta da importância da Olimpíada, a prova tem alto nível técnico, exigindo dedicação adicional, com atenção especial na forma de apresentação da resolução das questões.
Os premiados (Ouro, Prata e Bronze) são convidados a participar de uma cerimônia de premiação própria em janeiro, chamada Semana Olímpica, onde ocorrem atividades de confraternização com os demais premiados do Brasil, 30 horas (aproximadamente) de aulas de Matemática Olímpica e a premiação da última edição da OBM.
Portal: https://www.obm.org.br/
Níveis de Prova:
Prova: individual
Fases: Fase única
Questões:
Tempo Máximo de Prova: 4,5 horas para todos os níveis
(PREVISÃO)
Inscrições: Primeira quinzena de Outubro
Prova: Segunda quinzena de Outubro
Resultado: Meio de Dezembro
Cerimônia de Premiação: Início de Janeiro, no final da Semana Olímpica.
As medalhas seguem a proporção 1 (Ouro) : 2 (Prata) : 3 (Bronze) para cada Nível.
Menções Honrosas são oferecidas a critério da Organização.
A seleção para Olimpíadas Internacionais ocorre através de regulamento próprio.
Obs.: os medalhistas são convidados a participar da Semana Olímpica de Matemática. Os premiados com Menção Honrosa podem participar, caso sobrem vagas reservadas aos medalhistas.
CONHEÇA NOSSAS
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 4º ANO
Av. Pedro Costa, 210 | Bairro Assunção
São Bernardo Do Campo – SP
11 4351-6923
ENSINO FUNDAMENTAL 5º AO 9º ANO, ENSINO MÉDIO E PRÉ-VESTIBULAR.
Av. João Firmino, 1.099| Bairro Assunção
São Bernardo Do Campo – SP
(11) 3376-7979
EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO
Avenida Doutor Arnaldo, 1793 | Bairro Sumaré
São Paulo – SP
(11) 3500-5270
ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
Avenida Presidente Tancredo Neves, 180 | Vila Nancy
São Paulo – SP
(11) 5061-4048