Na última semana, nas aulas da Oficina de Introdução à Cultura Maker, nossos alunos foram desafiados a utilizar sua criatividade e habilidades práticas para enfrentar um problema real: a tragédia das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Sensibilizados pela situação, os estudantes refletiram sobre o impacto dessas cheias e foram incentivados a desenvolver soluções inovadoras que pudessem auxiliar as comunidades afetadas.
O primeiro momento da aula foi utilizado para promover uma reflexão sobre toda a situação. O professor iniciou questionando os alunos sobre o que eles já sabiam em relação aos acontecimentos. À medida em que os estudantes contribuiam, o professor pôde apresentar brevemente as enchentes no Rio Grande do Sul, e principalmente seus impactos na região, destacando os desafios enfrentados pelas comunidades locais, como perda de moradias, falta de recursos básicos e dificuldades de mobilidade. Essa sensibilização ajudou os alunos a compreenderem a gravidade da situação e a importância de buscar soluções práticas e eficazes.
Após a reflexão, iniciamos o desafio propriamente dito. Os alunos, divididos em grupos teriam a missão de criar protótipos que pudessem ajudar as vítimas das enchentes. Com toda a maleta LEGO Mindstorms Education à disposição, os grupos começaram a trabalhar em suas ideias, demonstrando criatividade e espírito de colaboração.
Os resultados foram impressionantes. Surgiram inúmeros projetos, como por exemplo o: Sistemas de Alerta de Enchentes, um grupo criou um modelo representando um sistema que seria capaz de alertar via mensagem, os moradores das áreas de risco, avisando sobre a elevação dos rios e possibilitando uma evacuação antecipada; Outra equipe pensou no Kit de Primeiros Socorros Flutuante, onde o kit à prova d’água flutuaria e poderia ser facilmente localizado e utilizado durante as enchentes, garantindo acesso rápido a itens essenciais como medicamentos e suprimentos médicos.
Também tivemos as Barreiras de Contenção Portáteis, onde a ideia era criar uma barreira leve e portátil que poderia ser instalada rapidamente para desviar a água e proteger residências e infraestruturas importantes; também tivemos a criação da Plataforma Flutuante para Animais, onde um grupo criou uma plataforma que pode ser usada como abrigo temporário para animais de estimação, garantindo sua segurança até que sejam resgatados.
Essas e muitas outras ideias surgiram e foram representadas das mais diferentes e criativas maneiras. Abaixo, mais um exemplo, uma equipe contruiu um barco capaz de drenar a água da enchente, filtrando-a e armazenando água potável para ser compartilhada em momento oportuno.
À esquerda do modelo, na parte inferior, é possível identificar os “canos” responsáveis por drenar a água da enchente. À direita, vemos uma estrutura que representa uma escada para facilitar o acesso das pessoas à embarcação.
Esta aula foi uma demonstração poderosa da importância da Cultura Maker na educação. Ao enfrentar um problema real, os estudantes puderam aplicar seus conhecimentos de maneira prática e significativa. Além disso, refletiram sobre habilidades essenciais para a vida, como empatia e responsabilidade social, criatividade e inovação, trabalho em equipe, entre outras. Durante as aulas da Oficina de Introdução à Cultura Maker, nossos alunos aprenderam sobre tecnologia e inovação, mas também sobre a importância de contribuir positivamente para a sociedade. Veja abaixo mais algumas imagens dos projetos desenvolvidos:
CONHEÇA NOSSAS
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 4º ANO
Av. Pedro Costa, 210 | Bairro Assunção
São Bernardo Do Campo – SP
11 4351-6923
ENSINO FUNDAMENTAL 5º AO 9º ANO, ENSINO MÉDIO E PRÉ-VESTIBULAR.
Av. João Firmino, 1.099| Bairro Assunção
São Bernardo Do Campo – SP
(11) 3376-7979
EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO
Avenida Doutor Arnaldo, 1793 | Bairro Sumaré
São Paulo – SP
(11) 3500-5270
ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
Avenida Presidente Tancredo Neves, 180 | Vila Nancy
São Paulo – SP
(11) 5061-4048