Acontece
no Ábaco

HÁBITOS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS

Publicado em 03/05/2021

Sabemos que não existem orientações que sirvam para todos, uma vez que as pessoas e as circunstâncias são diferentes.

No entanto, existem algumas posturas que podemos assumir, e que irão orientar os pais a terem uma boa comunicação com seus filhos.

Por que ter uma boa comunicação entre pais e filhos é importante?

A boa comunicação entre pais e filhos ajuda na formação, fortalece os vínculos e permite que pais e filhos possam expressar o que sentem sem ter medo ou rejeição.

Barreiras na comunicação

Existem barreiras que podem prejudicar a relação afetiva entre pais e filhos. Algumas delas são:

  •       Ameaçar:isso pode fazer com que o seu filho sinta medo, ou que guarde algum tipo de ressentimento;
  •       Julgar e criticar:se você constantemente reforçar o lado negativo do seu filho , pode contribuir para que ele se considere inferior, e  por isso sinta resistência ao se aproximar de você;
  •       Envergonhar e ridicularizar:quando você expõe seu filho diante de outras pessoas contra a sua vontade, ele pode se sentir ridicularizado. Isso, afeta  diretamente a comunicação entre pais e filhos e contribui para que o seu filho se sinta pouco querido.
  •       Interrogar:ao perguntar-lhe constantemente sobre determinadas coisas, isso pode fazer com que seu filho pense que você tem suspeita com relação ao que ele diz;

 

Hábitos para melhorar a comunicação entre pais e filhos

A seguir, iremos mencionar  alguns hábitos que devem ser adotados para criar uma relação harmoniosa em família e desenvolver ao máximo uma boa comunicação entre pais e filhos:

  • Não busque fazer imposições

No momento de se comunicar com o seu filho, você não deve impor nada ou dar-lhe opiniões fechadas.

O melhor a ser feito é promover um diálogo, fazer perguntas, escutar os motivos.

Além disso, evite controlar todas as situações que o seu filho vivência no dia a dia. A  melhor maneira de ajudá-lo, diante de qualquer conflito, é levá-lo a reflexão sobre os seus atos.

  • Escute o seu filho com atenção

Quando o seu filho estiver falando sobre algo importante com você, deixe um pouco de lado as coisas que estiver fazendo, demonstrando que você está atento ao que ele está lhe dizendo.

Escute o ponto de vista do seu filho, mesmo que seja difícil de entender, tente enxergar pela ótica dele, e se possível, mostre o melhor caminho,  primeiro ouvindo tudo o que ele tem a dizer, e na sequência, promovendo uma reflexão sobre como cada situação pode ser modificada.

  • Peça a opinião do seu filho em situações que afetem a família

Sempre que possível,  você deve pedir a opinião do seu filho. Isso fará com que ele se sinta parte importante da família e que a sua opinião ou ponto de vista é relevante.

Para que uma boa comunicação entre pais e filhos flua naturalmente, é preciso que todas as partes possam se expressar e mostrar seus sentimentos e ideias sem nenhum tipo de medo.

  • Não faça promessas em vão

Outro hábito que você precisa desenvolver,  se quiser manter uma boa comunicação entre pais e filhos é cumprir com os acordos e promessas que fez ao seu filho, ou se for algo impossível, deixá-lo pelo menos ciente de que determinado plano pode não se concretizar por inúmeros fatores.

  • Simplesmente fale com o seu filho

O maior e melhor hábito para melhorar a comunicação entre pais e filhos é simplesmente conversar. Mas isso não quer dizer que você fará grandes monólogos, tampouco que irá falar com ele apenas para repreendê-lo ou fazê-lo refletir sobre seu comportamento.

 

Gostou das dicas sobre hábitos que ajudam melhorar a comunicação entre pais e filhos? Deixe um comentário com as suas sugestões

 

X

Mensagem






    X

    Trabalhe Conosco

    Faça seu cadastro em nosso banco de dados.
    Para tanto, selecione a área de interesse e anexe seu currículo, clicando na tarja amarela. Em seguida, preencha seus dados pessoais.
    Para finalizar, clique em enviar