Durante as aulas do Itinerário Formativo do Ensino Médio, os alunos embarcaram em uma emocionante jornada de aprendizado ao explorar a história do Brasil por meio de jogos de tabuleiro. Com o objetivo de aprofundar seu conhecimento sobre as grandes revoltas brasileiras, como a Inconfidência Mineira, Guerra dos Emboabas, Revolta do Malês, Conjuração Baiana e Revolta dos Palmares, os estudantes tiveram acesso a uma variedade de jogos, incluindo clássicos como War, Monopoly e Perfil. No entanto, o desafio não parou por aí. Eles foram incentivados a aplicar suas pesquisas e habilidades em fabricação digital, utilizando impressoras 3D e máquinas de corte a laser, para criar seus próprios jogos.
Para começar, os alunos mergulharam em pesquisas aprofundadas sobre as grandes revoltas brasileiras, explorando suas causas, consequências e figuras históricas envolvidas. Eles estudaram os contextos sociais, políticos e econômicos da época, compreendendo a importância desses eventos em nossa história. Com base nesse conhecimento adquirido, os estudantes foram desafiados a transformar informações históricas em mecânicas de jogos de tabuleiro envolventes. Eles precisaram pensar de forma estratégica para criar regras que refletissem com precisão os eventos históricos, ao mesmo tempo em que proporcionavam uma experiência divertida e educativa para os jogadores.
Além disso, os alunos aproveitaram as oportunidades oferecidas pelas ferramentas de fabricação digital. Com o auxílio de impressoras 3D, puderam criar peças personalizadas para seus jogos, como miniaturas representando personagens históricos, símbolos e elementos temáticos. A máquina de corte a laser foi utilizada para produzir tabuleiros e outros componentes de maneira precisa e eficiente. O processo de criação dos jogos incentivou a colaboração entre os alunos. Eles compartilharam ideias, discutiram estratégias e aprimoraram seus projetos juntos. A criatividade foi estimulada à medida que buscavam formas inovadoras de representar os eventos históricos em seus jogos.
O Itinerário Formativo de Formação Histórica por Jogos ministrado pelo professor Herbert, foi uma experiência enriquecedora para os estudantes do Ensino Médio. Ao utilizar jogos de tabuleiro como ferramentas educacionais, eles não apenas aprofundaram seu conhecimento sobre as grandes revoltas brasileiras, mas também desenvolveram habilidades de pesquisa, análise crítica, pensamento estratégico e trabalho em equipe. A oportunidade de criar seus próprios jogos proporcionou aos alunos uma experiência prática e envolvente, permitindo-lhes explorar sua criatividade e utilizar ferramentas de fabricação digital de maneira significativa. Ao final do projeto, os estudantes não apenas adquiriram um maior entendimento da história do Brasil, mas também se tornaram criadores de jogos, capazes de transmitir conhecimento de forma lúdica e interativa para outras pessoas.
E você, gosta de jogos de tabuleiro? Já se aventurou na criação de um jogo? O desafio foi lançado, não deixe de compartilhar conosco sua experiência, até mais!
CONHEÇA NOSSAS
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 4º ANO
Av. Pedro Costa, 210 | Bairro Assunção
São Bernardo Do Campo – SP
11 4351-6923
ENSINO FUNDAMENTAL 5º AO 9º ANO, ENSINO MÉDIO E PRÉ-VESTIBULAR.
Av. João Firmino, 1.099| Bairro Assunção
São Bernardo Do Campo – SP
(11) 3376-7979
EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO
Avenida Doutor Arnaldo, 1793 | Bairro Sumaré
São Paulo – SP
(11) 3500-5270
ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
Avenida Presidente Tancredo Neves, 180 | Vila Nancy
São Paulo – SP
(11) 5061-4048