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Fabricação Digital & Discovery do 6º ano: Pegada de Carbono

Fabricação Digital & Discovery do 6º ano: Pegada de Carbono
16 out de 2024

Fabricação Digital & Discovery do 6º ano: Pegada de Carbono

Nas aulas de Tecnologia do PEC, os alunos do 6º ano participaram de uma atividade que uniu conscientização ambiental e fabricação digital. Em parceria com a Access International School, como parte do Projeto Discovery, os estudantes criaram um quebra-cabeça em formato de pé, representando suas reflexões sobre a pegada de carbono. Essa atividade envolveu tecnologias de fabricação digital, como a máquina de corte a laser, além de ser um convite para a reflexão sobre o impacto que deixamos no meio ambiente.

O que é a Pegada de Carbono?

A pegada de carbono representa a quantidade de gases de efeito estufa que são emitidos direta ou indiretamente pelas nossas atividades cotidianas, como o uso de energia elétrica, transporte e produção de alimentos. Esses gases, como o dióxido de carbono (CO2), contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Estudos demonstram que grande parte das emissões está ligada ao consumo de combustíveis fósseis, e é fundamental repensarmos nossas ações para reduzir esse impacto.

Através de debates e pesquisas em sala de aula, os alunos exploraram como hábitos de consumo e decisões diárias podem aumentar ou diminuir a pegada de carbono. Além de aprenderem sobre esse conceito, foram incentivados a refletir sobre maneiras práticas de reduzir suas pegadas — desde o uso mais eficiente da energia até a escolha de meios de transporte mais sustentáveis, como bicicletas ou veículos elétricos.

Estudos e Ações para Reduzir a Pegada de Carbono

Estudos globais apontam que reduzir a pegada de carbono é essencial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Entre as principais iniciativas para diminuir esse impacto estão a transição para fontes de energia renovável, como solar e eólica, e a adoção de práticas de consumo consciente, como evitar o desperdício de alimentos e preferir produtos com embalagens sustentáveis. Além disso, muitas organizações e governos estão adotando metas de “carbono zero”, o que significa neutralizar as emissões de carbono através de medidas compensatórias, como o plantio de árvores e a conservação de áreas naturais.

Durante o projeto, os alunos foram desafiados a pensar em atitudes simples e concretas que poderiam tomar para reduzir sua própria pegada de carbono, conectando essas ideias à criação do quebra-cabeça.

Produção: Quebra-Cabeça em Formato de Pé

Para representar essas reflexões, os alunos criaram um quebra-cabeça em formato de pé, simbolizando a marca que deixamos no planeta. O processo começou com o desenho digital do pé, seguido pela preparação para o corte a laser. Duas versões foram desenvolvidas: uma versão gigante, que foi montada no dia do Evento do Discovery, e outra em formato menor, que os alunos levaram para casa. Cada peça do quebra-cabeça simbolizava um aspecto das discussões feitas em sala — como energia, água, transporte e alimentação —, oferecendo um momento de aprendizado interativo e criativo.

A utilização de tecnologias como a máquina de corte a laser na criação do quebra-cabeça foi fundamental para tornar o aprendizado mais tangível e dinâmico. A fabricação digital permite que os alunos não apenas pensem em soluções, mas também as vejam materializadas. O processo de desenhar digitalmente, planejar e transformar suas ideias em objetos reais fortalece o aprendizado ativo, incentivando a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Além disso, o uso dessas ferramentas inovadoras traz uma nova dimensão para a educação, aproximando os alunos das tecnologias emergentes e ajudando-os a compreender como essas técnicas podem ser aplicadas para promover mudanças positivas no mundo.

Ao final, o projeto uniu conscientização ambiental e inovação tecnológica, criando uma experiência rica e significativa, na qual os alunos aprenderam sobre a pegada de carbono, desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro. Abaixo algumas imagens do processo.

 

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