Oficinas de Inovação – Sejam bem-vindos à Cultura Maker!

12 mar de 2024

Oficinas de Inovação – Sejam bem-vindos à Cultura Maker!

Você já ouviu falar da Cultura Maker? Essa é uma abordagem educacional que tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas ao redor do mundo. Aqui no Ábaco nós vivenciamos a Cultura Maker! Ora por meio das Oficinas extracurriculares, ora por meio dos projetos em parceria dos professores. De modo geral, a Cultura Maker é um movimento que incentiva a criatividade, a experimentação e o aprendizado por meio da prática. Ela encoraja os estudantes a construírem, consertarem e modificarem objetos do mundo real, usando as mais diversas ferramentas tecnológicas à disposição. Aqui no colégio, por exemplo, nosso espaço maker é equipado com kits de robótica de última geração, impressoras 3D, máquina de corte a laser e muitos outros materiais.

Nós acreditamos que a melhor maneira de aprender é colocando as mãos na massa. Quando os estudantes têm a oportunidade de entender como as coisas funcionam e criar suas próprias invenções, eles aprendem a resolver problemas, a trabalhar em equipe e a desenvolver habilidades práticas que podem ser úteis em diversas áreas da vida. Ou seja, na educação, a Cultura Maker pode ser aplicada em diversas disciplinas, desde a matemática e a física até a arte ou história.

Por exemplo, os alunos podem criar um robô programável para aprender conceitos de eletrônica e programação, ou até mesmo modelar e imprimir em 3D uma célula nas aulas de ciências. Inclusive, se você tiver uns minutinhos, pode conferir o vídeo abaixo com os estudantes do 7º ano compartilhando sua experiência nessa criação com o auxílio da impressora 3D:

Além disso, a Cultura Maker também é uma maneira de engajar os alunos no processo de aprendizagem. Ao invés de apenas receberem informações de maneira tradicional, eles se tornam participantes ativos do processo educacional, o que transforma a experiência de ensino e de aprendizagem, tornando-a muito mais significativa.

Estudos mostram que a Cultura Maker pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e criatividade. Além disso, ela também pode ajudar a despertar o interesse dos alunos por áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática, já que a abordagem STEAM, que permeia esses conceitos na resolução de problemas está intimamente ligada aos desafios propostos durante a realização desse tipo de projeto.

Aqui no Ábaco, uma das Oficinas Extracurriculares que compõem a área de Inovação é justamente a Oficina de Cultura Maker, uma oportunidade de promover o incentivo à prática, a criatividade e o aprendizado experiencial. Ela tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes na vida dos alunos. Por essas e outras razões, a Cultura Maker está tão presente no dia a dia dos estudantes aqui no Ábaco. Abaixo algumas imagens do desafio da última semana, onde após refletir sobre estruturas rígidas e flexíveis, os alunos foram desafiados a construir sua maior torre.

Se você quer saber mais sobre a Cultura Maker e como ela pode ser aplicada na educação, acompanhe nosso blog e continue seguindo a gente nas redes sociais. Nossos makers vão criando projetos incríveis por aqui e nós vamos compartilhando com vocês por aí.

Um abraço, até a próxima!