Cultura Maker como ferramenta pedagógica

Cultura Maker como ferramenta pedagógica
24 mar de 2023

Cultura Maker como ferramenta pedagógica

Como já refletimos em nosso post sobre Letramento digital que você pode reler aqui, a publicação trata das habilidades necessárias para ler e escrever textos em ambientes digitais, como computadores, celulares e tablets. Essas habilidades são importantes para os estudantes, pois lhes permitem desenvolver novas competências enquanto utilizam a tecnologia de forma produtiva.

Estamos vivenciando uma mudança social impulsionada pelo avanço da tecnologia, que afeta não só a forma como nos comunicamos e nos relacionamos, mas também o que aprendemos e ensinamos. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que incluem recursos tecnológicos como telecomunicações, inteligência artificial e robótica, tornaram-se indispensáveis para a sociedade em geral.

Na área da educação, os recursos tecnológicos são vistos como aliados na transformação do modelo tradicional de ensino. A Tecnologia Educacional tem sido incorporada às práticas pedagógicas atuais para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para um aprendizado mais autônomo e significativo. E é nesse momento que a Cultura Maker chega para somar!

Você já ouviu falar da Cultura Maker? Essa é uma abordagem educacional que tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas ao redor do mundo.

Aqui no Ábaco nós vivenciamos a Cultura Maker! Ora por meio das Oficinas extracurriculares ora por meio dos projetos em parceria dos professores. De modo geral, a Cultura Maker é um movimento que incentiva a criatividade, a experimentação e o aprendizado por meio da prática. Ela encoraja os estudantes a construírem, consertarem e modificarem objetos do mundo real, usando as mais diversas ferramentas tecnológicas à disposição. Aqui no colégio, por exemplo, nosso espaço maker é equipado com kits de robótica de última geração, impressoras 3D, máquina de corte a laser e muitos outros materiais.

Nós acreditamos que a melhor maneira de aprender é colocando as mãos na massa. Quando os alunos têm a oportunidade de entender como as coisas funcionam e criar suas próprias invenções, eles aprendem a resolver problemas, a trabalhar em equipe e a desenvolver habilidades práticas que podem ser úteis em diversas áreas da vida.
Ou seja, na educação, a Cultura Maker pode ser aplicada em diversas disciplinas, desde a matemática e a física até a arte ou história. Por exemplo, os alunos podem criar um robô programável para aprender conceitos de eletrônica e programação, ou modelar e imprimir em 3D uma célula nas aulas de ciências. Inclusive, se você tiver uns minutinhos, pode conferir o vídeo:

Além disso, a Cultura Maker também é uma maneira de engajar os alunos no processo de aprendizagem. Ao invés de apenas receberem informações de maneira tradicional, eles se tornam participantes ativos do processo educacional, o que transforma a experiência de ensino e de aprendizagem, tornando-a muito mais significativa.

Estudos mostram que a Cultura Maker pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e criatividade. Além disso, ela também pode ajudar a despertar o interesse dos alunos por áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática, já que a abordagem STEAM, que permeia esses conceitos na resolução de problemas está intimamente ligada aos desafios propostos durante a realização desse tipo de projeto.

Abaixo, um ótimo exemplo da Cultura Maker como ferramenta pedagógica. Nesse projeto, os estudantes da Oficina extracurricular foram desafiados a planejar, modelar e construir semáforos totalmente funcionais. Se organizaram desde a fabricação digital das peças por meio da máquina de corte a laser à programação e instalação de placas e sensores no protótipo. Confira o vídeo abaixo:

Resumindo, a Cultura Maker é uma abordagem educacional que incentiva a prática, a criatividade e o aprendizado experiencial. Ela pode ser aplicada em diversas disciplinas e tem o potencial de contribuir para o desenvolvimento de habilidades importantes na vida dos alunos. Por essas e outras razões, a Cultura Maker está tão presente no dia a dia dos estudantes aqui no Ábaco.

Se você quer saber mais sobre a Cultura Maker e como ela pode ser aplicada na educação, acompanhe nosso blog e segue a gente nas redes sociais. Nossos makers vão criando projetos incríveis por aqui e nós vamos compartilhando com vocês por aí.

Um abraço, até a próxima!

Newsletter

CADASTRE-SE E FIQUE POR DENTRO.

    CONHEÇA NOSSAS

    Unidades