Competir e Colaborar | Desafios Robóticos na Unidade Sumaré

Competir e Colaborar | Desafios Robóticos na Unidade Sumaré
04 set de 2023

Competir e Colaborar | Desafios Robóticos na Unidade Sumaré

Promover competições durante a aula de cultura maker e robótica desempenha um papel crucial no desenvolvimento dos estudantes, uma vez que oferece a oportunidade prática para aplicar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM). Ao trabalharem em equipes para construir e programar os robôs, os alunos são desafiados a combinar suas habilidades criativas e analíticas para resolver problemas complexos. Isso estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração, competências essenciais para o sucesso no mundo atual e futuro.

Acreditamos que essas competições inspiram a paixão pela aprendizagem, incentivando os alunos a buscar o conhecimento por conta própria e a se tornarem inovadores e inventores, preparando-os para enfrentar os desafios tecnológicos do século XXI de maneira confiante, competente e principalmente, autoral.

Essa semana na Unidade Sumaré, os estudantes foram desafiados a participar de uma competição em duas etapas. Na primeira, o robô precisaria retirar os obstáculos de dentro da arena. Cada equipe construiu e programou um robô capaz de empurar os objetos para além da área determinada e assim, cumprir a missão. Após analisar o que poderia ser melhorado, as equipes tiveram a liberdade de voltar à seus lugares e realizar benfeitorias nos modelos.

A segunda etapa foi marcada pelo Sumô Robótico. Os robôs dessa vez precisariam empurrar uns aos outros para fora da arena. Ou seja, as equipes poderiam aproveitar o robô utilizado durante a primeira etapa apenas efetuando pequenas modificações/melhorias. Nossos alunos demonstraram habilidades excepcionais e criatividade impressionante na competição proposta. A robótica educacional além de divertida, prepara os alunos para enfrentar desafios futuros com confiança e determinação. Parabéns às equipes por seus esforços e principalmente, por sua habilidade em compartilhar conhecimento e se ajudarem mutuamente, mesmo tratando-se de uma competição. No final, os desafios cooperativos e competitivos promovidos durante a aula de cultura maker e robótica não apenas preparam os alunos para futuras carreiras em STEAM, mas também os capacitam a serem cidadãos mais capazes e engajados em um mundo cada vez mais tecnológico.

E você, já participou de alguma competição de Robótica? Tem vontade? Conte aqui nos comentários a sua experiência. Até a próxima!

Newsletter

CADASTRE-SE E FIQUE POR DENTRO.

    CONHEÇA NOSSAS

    Unidades