+ Fluência

Publicado em 01/11/2019

O Colégio Ábaco foi pioneiro ao proporcionar, em 1998, um currículo opcional de Língua Inglesa com competência e qualidade por meio da Access International School, centro autorizado Cambridge English. E agora, essa parceria será ampliada, integrando ainda mais a melhor equipe pedagógica de idiomas do Grande ABC com o trabalho de excelência em educar do Ábaco!

Por que será melhor?

1. Por que o Ábaco e a Access resolveram mudar as suas propostas?

O Ábaco e a Access sempre buscaram inovar e oferecer o que há de melhor para os seus alunos. Oferecer o currículo bilíngue integrado para todos os estudantes a partir do 6º até o 9º ano tem como objetivo destacar o protagonismo das crianças e dos adolescentes e a valorização da comunicação, cultura e cognição nas propostas pedagógicas integradas à comunidade escolar.

2. Trata-se de um modelo pedagógico original ou já foi testado em outras Instituições de ensino no Brasil ou no exterior?

A metodologia foi criada pela Access International e já é aplicada para potencializar as características do aluno brasileiro utilizando abordagens internacionalmente reconhecidas como CLIL (Content and Language Integrated Learning) na Europa e CBI (Content-Based Instruction) nos Estados Unidos.

Conseguimos utilizar essas abordagens por meio de técnicas que potencializam características específicas do projeto pedagógico do Colégio Ábaco.

3. O projeto começará a ser aplicado a partir de quando? Em todos os anos? Por quê?

O projeto de currículo bilíngue integrado já começa a partir de 2020. Dessa maneira, todos os alunos terão acesso às aulas da Access International, dentro da grade curricular do Colégio Ábaco, até o 9º ano do Ensino Fundamental.

4. Quais diferenciais tornam o Colégio bilíngue de verdade?

Entre as metodologias e abordagens que credenciam a escola a ser classificada como bilíngue estão a ampliação da carga horária em inglês, a utilização do idioma em outras disciplinas e aulas preparadas por profissionais qualificados e certificados internacionalmente.

5. Quais os diferenciais da proposta da Access International?

•  Preparação para ingresso em universidades internacionais;
  •  Conquista do Certificado internacional Cambridge English antes do Ensino Médio;
  •  Cultura Maker – fazer do aluno o protagonista do seu desenvolvimento intelectual por meio de atividades desafiadoras;
  •  STEAM Learning – aplicação do inglês nas disciplinas de ciências, humanas e exatas;
  •  Alinhamento aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU;
  •  Cumprimento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  •  Cinco aulas por semana na grade curricular.

6. Participando deste programa, qual nível de inglês o aluno poderá chegar?

Os alunos serão preparados para alcançarem o nível B1 e B2 do Common European Framework of reference for Languages até o 9 º ano. Dessa forma, o aluno poderá prestar o exame B2 First de Cambridge English antes do Ensino Médio.

7. Onde serão as aulas do 6º ao 9º ano?

As salas do Centro de Línguas serão reformadas para atenderem a dinâmica das novas metodologias do currículo bilíngue. Ficarão mais amplas e com modernos recursos tecnológicos.

8. Como os alunos poderão dar continuidade na fase do Ensino Médio?

As atividades pedagógicas da Access International School voltadas ao ensino de inglês e outros idiomas seguirão abertas para toda a comunidade de São Bernardo do Campo. Portanto, pessoas de todas as idades e membros das famílias dos alunos do Ábaco ou estudantes de outras escolas, por exemplo, poderão frequentar a Access International.