+ Fluência

Publicado em 01/11/2019

O Colégio Ábaco foi pioneiro ao proporcionar, em 1998, um currículo opcional de Língua Inglesa com competência e qualidade por meio da Access International School, centro autorizado Cambridge English. E agora, essa parceria será ampliada, integrando ainda mais a melhor equipe pedagógica de idiomas do Grande ABC com o trabalho de excelência em educar do Ábaco!

O Novo Programa Bilíngue proporcionará a todos os alunos do Nível I da Educação Infantil até o 9º ano aulas de inglês dentro da grade do período regular (“English Every Day”).

Os estudantes do Nível I ao 5º ano terão 5 aulas de inglês por semana e utilizarão o próprio material do Sistema de Ensino Poliedro.

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental terão 5 aulas de inglês por semana, ministradas por professores de Língua Inglesa treinados pela Access International School, utilizando material didático preparatório para os exames Cambridge English, os quais abordarão diferentes disciplinas de acordo com o ano: Math (6º ano), Science (7º ano), Geography (8º ano), History (9º ano).

Por que será melhor?

1. Por que o Ábaco e a Access resolveram mudar as suas propostas?

O Ábaco e a Access sempre buscaram inovar e oferecer o que há de melhor para os seus alunos. Oferecer o currículo bilíngue integrado para todos os estudantes a partir do 6º até o 9º ano tem como objetivo destacar o protagonismo das crianças e dos adolescentes e a valorização da comunicação, cultura e cognição nas propostas pedagógicas integradas à comunidade escolar.

2. Trata-se de um modelo pedagógico original ou já foi testado em outras Instituições de ensino no Brasil ou no exterior?

A metodologia foi criada pela Access International e já é aplicada para potencializar as características do aluno brasileiro utilizando abordagens internacionalmente reconhecidas como CLIL (Content and Language Integrated Learning) na Europa e CBI (Content-Based Instruction) nos Estados Unidos.

Conseguimos utilizar essas abordagens por meio de técnicas que potencializam características específicas do projeto pedagógico do Colégio Ábaco.

3. O projeto começará a ser aplicado a partir de quando? Em todos os anos? Por quê?

O projeto de currículo bilíngue integrado já começa a partir de 2020. Dessa maneira, todos os alunos terão acesso às aulas da Access International, dentro da grade curricular do Colégio Ábaco, até o 9º ano do Ensino Fundamental.

4. Quais diferenciais tornam o Colégio bilíngue de verdade?

Entre as metodologias e abordagens que credenciam a escola a ser classificada como bilíngue estão a ampliação da carga horária em inglês, a utilização do idioma em outras disciplinas e aulas preparadas por profissionais qualificados e certificados internacionalmente.

5. Quais os diferenciais da proposta da Access International?

•  Preparação para ingresso em universidades internacionais;
  •  Conquista do Certificado internacional Cambridge English antes do Ensino Médio;
  •  Cultura Maker – fazer do aluno o protagonista do seu desenvolvimento intelectual por meio de atividades desafiadoras;
  •  STEAM Learning – aplicação do inglês nas disciplinas de ciências, humanas e exatas;
  •  Alinhamento aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU;
  •  Cumprimento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  •  Cinco aulas por semana na grade curricular.

6. Participando deste programa, qual nível de inglês o aluno poderá chegar?

Os alunos serão preparados para alcançarem o nível B1 e B2 do Common European Framework of reference for Languages até o 9 º ano. Dessa forma, o aluno poderá prestar o exame B2 First de Cambridge English antes do Ensino Médio.

7. Onde serão as aulas do 6º ao 9º ano?

As salas do Centro de Línguas serão reformadas para atenderem a dinâmica das novas metodologias do currículo bilíngue. Ficarão mais amplas e com modernos recursos tecnológicos.

8. Como os alunos poderão dar continuidade na fase do Ensino Médio?

As atividades pedagógicas da Access International School voltadas ao ensino de inglês e outros idiomas seguirão abertas para toda a comunidade de São Bernardo do Campo. Portanto, pessoas de todas as idades e membros das famílias dos alunos do Ábaco ou estudantes de outras escolas, por exemplo, poderão frequentar a Access International.