Conhecendo de Perto a História do Ciclo do Café

Publicado em 04/11/2019

Neste segundo semestre, os alunos do 5º ano estudaram o Ciclo do Café, período que marcou o auge da cafeicultura na economia brasileira nos séculos XIX e XX.

Para possibilitar uma melhor compreensão das diversidades do referido período, os alunos participaram de uma incrível experiência na Fazenda Nossa Senhora da Conceição, localizada na cidade de Jundiaí, a qual chegou a contar no século passado com uma área de 3 mil alqueires e cerca de 350 mil pés de café.

Neste local recheado de história, os estudantes aprenderam os detalhes do cultivo do café, vivenciando todo o processo, desde o plantio até o ensacamento do produto, podendo levar uma mudinha para plantar em casa.

O passeio também resgatou outras memórias históricas, como o tráfico de escravos e o período da imigração, que se intensificaram durante o Ciclo do Café.

Conhecer de perto a história certamente amplia a capacidade de compreender os diversos contextos econômicos, políticos e sociais do Brasil, contribuindo para a formação crítica e participativa dos nossos jovens.