ÁREAS RESTRITAS

Espaço do Aluno Inscrições

Significado

“O nome Ábaco foi atribuído em homenagem ao sistema inventado pelos povos da antiguidade, antes da Era Cristã , com o intuito de fazer cálculos e desenvolver o raciocínio. O equipamento ábaco é princípio para criação dos sistemas matemáticos.”

1970

Com o objetivo de concretizar seus ideais como Educadora e atender as necessidades da comunidade, a Sra. Cleide Gimenes Saad criou o Aprendendo Brincando, primeira escola de educação infantil (minimaternal à pré-escola) particular do Bairro Assunção.

Iniciamos um trabalho diferenciado para a época, pois a abordagem das atividades não tinha apenas um caráter recreativo, e aliado a isso, apresentávamos às crianças situações que pudessem desenvolver suas habilidades motoras, intelectuais e emocionais.

Apesar de uma pequena escola, estavam já bem definidas as grandes aspirações da nossa proposta pedagógica.

1980

Com a necessidade de continuação do projeto iniciado pelo Aprendendo Brincando, foi inaugurado o Colégio Ábaco, que além do curso de Educação Infantil, oferecia o 1º Grau. Simultaneamente ao novo curso, foram surgindo novos ideais e a nossa prática educativa, transformou em ação as palavras informar e formar.

Nossa proposta educacional sempre foi bem aceita.

A confirmação estava em que cada ano, ampliávamos as instalações para atender a clientela que se expandia.

1990

Todos os ideais aprimorados traduziram-se em outros conceitos complementares como novas instalações, novos cursos e principalmente conquistas.

Esses conceitos estão representados na inauguração da Unidade II, e na abertura do curso de 2º Grau. A nova unidade nos permite o melhor atendimento de cada faixa etária, privilegiando ainda mais nossa proposta pedagógica.

Abertura do Curso Pré-Vestibular.

Desde que surgiu, o Ábaco tem direcionado suas atenções para oferecer o melhor aos alunos. Assim, era frequente diretores, funcionários e professores ouvirem comentários de que com 30 anos dedicados à educação, deveríamos oferecer o curso Pré-Vestibular. Nesse ano, a reivindicação foi atendida, estabelecendo uma parceria com o Sistema Poliedro, reconhecida instituição de Ensino sediada em São José dos Campos.

Até o primeiro semestre de 2007, o curso Pré-Vestibular funcionou na Vila Marlene. Atualmente está incorporado à estrutura da Unidade II, localizada na Av. João Firmino, 1099.

Inauguração de novo prédio.

Com o intuito de oferecer aos alunos um novo espaço diferenciado para realização das aulas inauguramos o prédio exclusivo para os alunos do Ensino Médio.

Teatro Ábaco.

Espaço com capacidade para 340 pessoas foi construído para dar continuidade às atividades artísticas do colégio e para proporcionar cultura e entretenimento aos moradores do ABC. Na noite de inauguração, a cerimônia foi conduzida pela atriz Letícia Sabatella e contou com homenagem à atriz Laura Cardoso e a família Goulart.

Abertura do Curso Integral.

Está é uma importante resposta educativa à demanda crescente das famílias. Também conhecido como PEC 5, o programa funciona em uma estrutura construída especificamente para atender as crianças que passam o dia todo na escola. Oferece atividades que proporcionam entretenimento educativo e aprendizado bilíngue.

COnheça nosso hino

Hoje, com orgulho,
contamos nossa história,
nossa integração,
família, escola.
Formando gerações,
pensamos no futuro
e juntos encontramos um caminho seguro.
E esse trilhar
nos traz a certeza:
o ensino será sempre
a melhor diretriz.
Saber educar
faz a diferença
quando se transmite
formação integral.
Tantas as conquistas
vencendo desafios,
o azul e o branco,
as cores que visto,
sempre com nobreza,
defendendo nossa escola,
a busca do amanhã faremos agora.
E esse trilhar nos traz a certeza:
o ensino será sempre
a melhor diretriz.
Saber educar
faz a diferença
indica o caminho
e mostra que o
Ábaco – é somar de idéias,
Ábaco – multiplicar do saber,
Ábaco – subtraindo e dividindo emoções.

CONHEÇA OS
COORDENADORES